Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,27
Dólar R$ 4,84
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Seminário em Juiz de Fora reúne produtores de leite e entidades do setor

Ao todo, existem cerca de 150 laticínios produtores de queijo regularizados com selo de inspeção na região de Juiz de Fora

Produtores tiveram palestras com especialistas internacionais (Foto: PJF).
Vivia de Lima
12 de julho de 2022
compartilhe

Juiz de Fora dá mais um passo para a aprovação da política de Apoio e Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APL) do Queijo Minas Frescal. Na última semana, produtores rurais, representantes de entidades e estabelecimentos envolvidos na cadeia do leite se reuniram durante o seminário “A Tradição da Mata Mineira no Consumo de Queijo Frescal – Encontro de Saberes e Sabores”. O evento é mais um reforço para a aprovação da APL que busca apoiar os produtores rurais, principalmente os que fazem parte da agricultura familiar, no setor de queijo e laticínios.

Ao todo, existem cerca de 150 laticínios produtores de queijo regularizados com algum tipo de selo de inspeção na microrregião, que irá abranger os municípios pertencentes ao Circuito Turístico do Caminho Novo, como Juiz de Fora, Belmiro Braga, Matias Barbosa, Mercês, Santana do Deserto, Santos Dumont e Simão Pereira. “Conseguimos reunir pessoas e setores que nunca haviam dialogado. Foi um passo importante para o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do queijo frescal de Juiz de Fora e região”, afirmou a assessora de setores intensivos em trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Adrana Freitas.

O seminário contou com a participação de palestrantes internacionais como o antropólogo especializado em alimentação, Ernesto di Renzo, e o chefe professor Paulo Turziani. “A produção de queijo minas no município é grande e em sua maioria são famílias, que estão presentes em todos os processos de produção, desde a matéria prima até a comercialização, além de conhecimentos e da possibilidade de mostrar e divulgar os queijos, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer outros laticinistas e trocar experiências”, afirmou a assessora da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pauliane Silva.

Em sua palestra, o chef e professor Paulo Turziani falou sobre a origem do gosto, o produto local e o desenvolvimento de estratégias de valorização. Já o palestrante italiano, Ernesto di Renzo, abordou a cozinha regional, produtos artesanais, cultura e território, trazendo exemplos da Itália para a realidade local. Ao final, produtores de Juiz de Fora e região puderam apresentar os seus produtos para os presentes.

Em agosto, mais para o final do mês, acontece um fórum com as cidades integrantes do Circuito Turístico Caminho Novo para alinhar a estrutura de governança do APL e finalizar um questionário para levantamento de informações necessárias para o reconhecimento do Arranjo, pelo Governo de Minas.

Política de APL

O reconhecimento da existência de um APL em um município comprova a importância econômica e social deste setor produtivo para a população da cidade e para o poder público, demonstrando a capacidade da geração de emprego, renda e impostos deste arranjo, tanto para o município quanto para o estado. Isso possibilita aos governos municipais e estaduais pensarem em criar políticas públicas setoriais e assim planejar investimentos em melhorias, como obras de infraestrutura e escoamento da produção destes setores.

compartilhe