Chácara recebe neste final de semana a Exposição agropecuária. Junto, também acontece o tradicional torneio leiteiro. Depois de anos sem acontecer, por conta da pandemia, a competição leiteira está de volta. são mais de 30 anos de torneio. Neste ano, nove produtores participam da trigésima quinta edição do torneio leiteiro de Chácara. A Ângela Fernandes faz parte da comissão do torneio leiteiro. Segundo ela, 17 vacas participam do torneio e produtor pode participar com mais de um animal. “Todos os animais que estão no evento precisam ter o atestado negativo contra a brucelose”. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), fiscaliza os certificados.
A competição é levada a sério. Cada ordenha dura em média 30 minutos e até domingo serão nove, até que defina a vaca vencedora. Os produtores fazem a ordenha mecânica e manual e o leite segue para pesagem. O peso é anotado em um quadro para que todos possam acompanhar a pesagem.
A Karen de Souza participa pela primeira vez do torneio em Chácara. Ela e a família trouxeram a Lia, uma girolando 3/4, de 8 anos. Na primeira ordenha, Lia deu 16 quilos de leite. Já o Marco Antônio é uma figura carimbada no torneio. Ele participa desde criança e já ganhou em todas as categorias e agora o costume segue de pai para filho. “Meus filhos estão aprendendo e sobre a cultura da roça.” Na última edição do evento em 2019, ele foi vencedor com a vaca Maçã. Na época, o produtor conseguiu tirar 65 quilos de leite durante os dias de ordenha.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais