A chuva das últimas semanas afetou bastante a agricultura em Minas Gerais. A Emater, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, estima que pelo menos 127 mil produtores rurais do estado sofreram algum tipo de prejuízo devido às chuvas este ano. Os problemas foram relatados em 416 municípios mineiros.
Como ainda há locais parcialmente ou totalmente isolados e a chuva continua em algumas regiões, a Emater não descarta a possibilidade do número de produtores afetados ser bem maior. Até agora os principais problemas foram causados na produção de feijão 1ª safra, principalmente nas regiões Norte, Cerrado, Nordeste, Leste e Central de Minas.
A Emater também estima que 37% da produção de hortaliças tenham sido comprometidas pelas chuvas. Nesse setor as regiões com mais problemas são a Nordeste, Leste e Central, onde houve ainda prejuízos a 23,3% da produção de milho.
O levantamento da Emater-MG também coletou informações na Ceasaminas e não apontou nenhum impacto significativo na oferta de frutas e hortaliças. Mas no interior do estado algumas praças da Ceasa já enfrentam problemas no abastecimento de alguns produtos, incluindo beterraba, mandioca e quiabo.
A Emater-MG afirma que ainda há possibilidade de impacto no abastecimento de hortaliças. Além disso, há pontos de interdição em rodovias que podem afetar o escoamento dos produtos.
O levantamento também revela que as chuvas causaram problemas ainda na psicultura, avicultura caipira, pecuária de corte e suinocultura caipira. Só na pecuária de leite a estimativa é que 21,4% da produção tenham sido afetadas.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais