O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou a quinta edição da Operação Mata Atlântica em Pé. A manobra é para combater o desmatamento e recuperar áreas degradadas do bioma no país. A iniciativa ocorre em Minas Gerais e em outros 16 estados. As ações de fiscalização seguem até 30 de setembro, quando serão contabilizadas as áreas vistoriadas e as infrações identificadas. O monitoramento é feito via satélite.
Em Minas Gerais, o trabalho é realizado em conjunto pelo Ministério Público, a Polícia Militar do Meio Ambiente, o Ibama e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Na ação deste ano, recentes avanços tecnológicos implementados nos sistemas utilizados devem permitir uma ampliação das áreas fiscalizadas. Segundo o MP, uma das melhorias é sobre a captura das imagens de satélite. A extensão mínima registrada pelo monitoramento era de um hectare e agora, em algumas regiões, já é possível capturar áreas desmatadas em extensões de apenas 1/3 de um hectare.
Dessa forma, as equipes localizam e visitam propriedades em que há suspeita de desmatamento. Uma vez constatados os ilícitos ambientais, os responsáveis são autuados e podem responder judicialmente , além de sofrer sanções administrativas relacionadas aos registros das propriedades rurais.
Em 2021, a Operação Mata Atlântica em Pé identificou 8.189 hectares de vegetação suprimida ilegalmente em todo o país, alcançando o montante de R$ 55.531.184,19 em multas aplicadas. Segundo o MP, o valor é 70 % maior que em 20210. Em Minas Gerais, a ação resultou, em 2021, na identificação de desmatamentos irregulares em 2.784,50 hectares de floresta, com aplicação de R$ 27.339.428,54 em multas aos infratores no estado.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais