Agricultura

Viçosa, na Zona da Mata, passa a receber cursos de capacitação do Senar

Publicado por
Vivia de Lima

Após dois anos, a terceira etapa da capacitação de novos instrutores para o Senar Minas voltou a acontecer em Viçosa, no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O objetivo do encontro é prepará-los para atuar nos cursos e programas do Senar oferecidos em todo o estado. Por conta da pandemia, os encontros eram realizados em Belo Horizonte.

Os dezoito profissionais tiveram cinco dias de treinamento conduzido pela gerente Pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro, com apoio da analista Marília Saraiva.  Para Cristiane a formação é essencial para que, além das suas áreas de conhecimento, os candidatos saibam mais sobre didática. “No evento eles aprendem como se portar como instrutor, a entender as especificidades do público que nós atendemos e a como construir o ensino-aprendizado com a população do campo”.

Os candidatos são das áreas de Piscicultura, Fruticultura, Cafeicultura, Bovinocultura, Equideocultura, Caprinocultura, Cria e Recria de Bezerras, Boas Práticas de Fabricação de Lácteos, Máquinas Florestais, Máquinas Pesadas, Caldeira, Comercialização de Cafés e Recuperação de Pastagens.

A capacitação inclui o ensino da metodologia usada pelo Senar, a construção dos planos instrucionais, apresentação das normas de instrutoria e sistemas e documentação e a aplicação dos métodos aprendidos em microaulas.

Resultados

As microaulas são um momento de destaque da capacitação e diversos profissionais usaram o campus da UFV para concluir a tarefa na prática, como a engenheira agrícola e ambiental de Montes Claros, Lud Milla Melucio Guedes. Ela, que pretende atuar na fruticultura, usou pés de figo para a sua aula prática. Para ela, o ambiente deu segurança e mais proximidade com a realidade em campo. “Tenho afinidade e vontade de estar mais próxima do produtor rural levando conhecimento atualizado e tecnologia que proporcionem melhor atuação e melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Essa capacitação é imprescindível para a atuação como instrutora através de uma metodologia ativa com técnicas e recursos necessários ao ensino-aprendizagem dos participantes”, comentou.

Os participantes receberão o resultado dessa etapa em até 15 dias. Os aprovados estarão aptos para participar das últimas etapas, que incluem estágio, credenciamento e supervisão.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

3 semanas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

3 semanas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

3 semanas atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

4 semanas atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

4 semanas atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

4 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!