Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,39
Dólar R$ 4,90
Belo Horizonte
28º 15º

15 mil alevinos são soltos no Rio São Francisco, em Iguatama

Iniciativa pretende ainda plantar árvores e promover a limpeza das margens do Rio São Francisco

Ao todo, 15 mil alevinos foram soltos na água. (Foto: Ricardo MIranda)
Ricardo Miranda
16 de outubro de 2021
compartilhe

Em Iguatama, na região Centro-Oeste do estado, um projeto da prefeitura em pareceria com a Codevasf, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, quer recuperar a biodiversidade do Velho Chico. Esta semana, 15 mil alevinos foram soltos por voluntários.

O soldador Carlos Alberto Pinto ajudou na soltura dos peixes. (Foto: Ricardo Miranda)

Os peixes são da espécie Curimatã-Pacu, nativos do rio. O objetivo é que os alevinos cresçam e se reproduzam para repovoar as águas do São Francisco. “É uma ação que tem um ganho ambiental, econômico e social. A comunidade ribeirinha inteira vai se beneficiar disso. Aqui há muitas pessoas que sobrevivem da pesca e várias outras que tem a renda complementada com isso”, explica Julimar dos Santos, chefe da unidade da Codevasf. A companhia foi a responsável por mobilizar os voluntários e doar os peixes que foram soltos no rio.

Apoio da população

Carlos Alberto Pinto navegou por cerca de 3 quilômetros do rio até um ponto onde mais alevinos foram colocados na água. “Para a gente que é nascido em Iguatama e viu recentemente o rio sofrer com o período de seca, é muito gratificante ver o São Francisco reviver com esses peixes”, diz o soldador.

Vários moradores de Iguatama participaram da ação e ajudaram na soluta dos peixes. “Isso serve pra gente promover a consciência dos pescadores e da população para não poluir o rio. Precisamos preservar e manter a história”, destaca Eder Garcia Rezende, secretário de meio ambiente.

Outras ações às margens do rio vão acontecer em breve. (Foto: Ricardo Miranda)

Outras ações

A intenção da prefeitura e da Codevasf é realizar outras ações no Rio São Francisco. ““Iguatama é a primeira cidade banhada pelo RSF e a gente tem que valorizar isso. A gente está programando o plantio de árvores nativas, estamos mobilizando a população para limpar as margens do rio e é muito importante que a gente preserve o rio” finaliza Lucas Vieira Lopes, prefeito de Iguatama.

compartilhe