A Fundação de Excelência Rural de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, promoveu mais uma edição do curso “Aquaponia: Técnica e Produção de Peixes com o Cultivo de Hortaliças sem solo”. Ao todo, 15 grupos já passaram pela capacitação desde que o projeto foi criado. O objetivo do projeto é estimular a junção da produção de peixes e o cultivo de horifrutis sem a necessidade de utilização de solo.
O curso conta com uma aula teórica e, em seguida, os participantes realizam atividades práticas com a orientação de um técnico em aquicultura da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação. O projeto é aberto ao público e gratuito. Todos os aluns recebem certificado.
Na última edição do curso, o engenheiro agrônomo Marcelo Franco Naves participou da capacitação. “Eu já crio peixes em casa, em sistema fechado. Decidi participar do curso de Aquaponia para adquirir mais conhecimentos e colocar em prática no meu cultivo”, afirmou.
A aquaponia é uma técnica que une dois processos: a criação de organismos aquáticos, como peixes e camarões, com a produção de vegetais, incluindo legumes e verduras. Tudo é feito em conjunto, na água, sem utilização do solo. É um sistema fechado que economiza água, energia e você poderá ter no final, frutas, verduras e peixe fresco todo o mês. Além disso, pode ser feito em espaços pequenos, como na varanda de um apartamento, ou em alguma área maior, como no quintal”, explica Mayer Andrade Santos, assessor da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais