Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Visconde do Rio Branco busca para potencializar fruticultura

Município e Epamig assinam acordo de transferência de tecnologia; atividade gera mais de 1.500 empregos diretos

Governador Romeu Zema acompanhou a assinatura do acordo (Foto: Gil Leonardi)
Vivia de Lima
20 de agosto de 2021
compartilhe

Um protocolo de intenções entre a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e a Prefeitura de Visconde do Rio Branco para transferência de tecnologias em fruticultura foi assinado nesta sexta-feira (20). A partir do protocolo, será possível fechar parcerias para a realização de pesquisas e atividades de transferência de tecnologias para promover o desenvolvimento da cadeia de fruticultura na região, que tem tradição no cultivo, por exemplo, da manga ubá. A assinatura foi acompanhada pelo governador Romeu Zema, durante visita à Zona da Mata.

“Sabemos que a região tem grande potencial de consumo para processamento de frutas que são vendidas para todo o Brasil e até exportadas. Mas muito do que essas indústrias consomem vem de outras cidades, regiões e até mesmo outros estados. Isto significa a perda de oportunidades de produção local”, afirmou Zema.

Visconde do Rio Branco é sede do Arranjo Produtivo Local (APL) de fruticultura do Estado, tendo como principal produto a produção de frutas e industrialização de sucos e polpas de grandes marcas do setor, abrigando importantes indústrias. O APL é formado por 12 municípios da região e gera mais de 1.500 empregos diretos.

A diretora-presidente da Epamig, Nilda de Fátima, destacou a importância para o empreendedor de produzir a fruta no local, evitar o transporte de material perecível e desenvolver a agroindústria. “O que nós queremos trazer são tecnologias e maneiras de se produzir à agricultura familiar e à região, que conta com muitos pequenos produtores.”, destacou.

Minas é destaque na produção de frutas

De acordo com o IBGE, em 2019, o município de Visconde do Rio Branco produziu 2,6 mil toneladas de laranja, 1,5 mil toneladas de manga, 1,4 mil toneladas de goiaba, 1,2 mil toneladas de maracujá, 299 toneladas de banana, 72 mil frutos de coco-da-baía, 24 toneladas de limão, 15 toneladas de tangerina e 10 toneladas de mamão. Minas Gerais se destaca no cenário nacional na produção de frutas, liderando o setor de morango e marmelo.

compartilhe