Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
26º 12º

Patrulha mecanizada facilita trabalho dos produtores rurais em Muriaé

Para ter acesso às maquina, produtor precisa estar cadastrado no programada Agricultura Familiar

Filhos de produtores devem apresentar documentação específica (Foto: Divulgação).
Vivia de Lima
16 de outubro de 2021
compartilhe

Somente quem trabalha no campo sabe o tempo e o trabalho que dá para fazer o plantio manual. O Joaquim Alves é produtor de milho há, pelo menos, quinze anos.  Durante todo esse tempo, ele fazia o plantio com auxílio de equipamentos simples e manuais. Mas, neste ano, ele passou a contar com a patrulha mecanizada. “Para nós que somos pequenos produtores não compensar adquirir esse maquinário para usar somente duas vezes no ano”, reforçou.

As máquinas que o Joaquim se refere fazem parte de um projeto da Prefeitura de Muriaé. Para ter acesso a elas, os produtores e agricultores devem estar cadastrados.  Desde o mês de julho, a cidade conta com o Projeto Patrulha Mecanizada. Na prática, as máquinas são oferecidas em sistema de rodízio quando são emprestados tratores ao pequeno produtor rural para auxiliar o arado e preparo da terra que vai receber as sementes.

Para se beneficiar, é necessário que o homem do campo esteja cadastrado no programa da Agricultura Familiar. O plantio de grãos pode até ser feito de forma manual, com enxadas ou plantadeiras, porém com a patrulha mecanizada, a atividade que teria a duração de um dia inteiro é resolvida em poucas horas. Os tratores garantem agilidade no serviço para a semeadura de milho, amendoim, mandioca, capim, entre outras culturas. Os produtores das regiões do Divisório, São Fernando, Rio Preto, Sossego, Fazenda Boa Vista (Dona Ieda) e Fazenda Mikamay e em propriedades localizadas nos distritos de Boa Família, Itamuri, Pirapanema e Vermelho já foram beneficiados.

Solicitações

Para realizar o serviço de gradear e arar a terra é preciso protocolar o pedido na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou mesmo procurar o almoxarifado da Prefeitura, localizado na Rua Francisco Theodoro Filho, bairro São José. Dúvidas sobre os serviços podem ser sanadas pelo telefone (32)3696 – 3362

compartilhe