Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,35
Dólar R$ 4,87
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
27º 11º

Produtores rurais de Muriaé são afetados pela chuva

Produtor relata ter tido prejuízos com a chuva que atingiu a cidade

O solo está saturado e em movimentação, o que provoca deslizamentos frequentes (Foto: Prefeitura de Muriaé).
Vivia de Lima
16 de fevereiro de 2022
compartilhe

A zona rural de Muriaé foi afetada pela chuva, com danos às estradas e deslizamento de encostas. Por isso, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente reforça os trabalhos nas estradas rurais para eliminar transtornos causados pelas enchentes. Nesta semana, os trechos da Cachoeira do Sossego, Inhambu/Siriquite, Três Barras, Itamuri/Belisário, São Fernando, Pedra Negra e Ivaí são atendidos por funcionários para conter deslizamentos de terra e outras emergências.

A cidade é referência na horticultura, com variedade de hortaliças, além de produtores de mudas de verduras e legumes. E as chuvas, além de afetarem a lavoura, modificaram a rotina dos produtores. José Paulo produz couve e alface, no distrito de Pontão da Água Limpa. Desde a semana passada, ele deixou de fazer quatro viagens por conta da má qualidade da estrada. “A chuva me obrigou a diminuir as entregas das verduras e eu acabei saindo no prejuízo. As duas viagens que fiz, demorei mais que o esperado, e muitas verduras chegaram murchas aos comércios”, disse.

Segundo a prefeitura, cinco equipes estão nas estradas que interligam a cidade, distritos e comunidades, retirando atoleiros, removendo barreiras, consertando bueiros e recuperando erosões que chegam a atingir metade da pista. O secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Levati, explica que as ações são diversificadas. “Estamos supervisionando os trechos e enviando retroescavadeiras e caminhões para os locais de ocorrências. Liberamos diversas estradas nestes dias, mas, como os temporais não cessam, a cada minuto acontece um novo fato”, explicou.

O solo está saturado e em movimentação, o que provoca deslizamentos frequentes, impedindo a passagem de veículos, transportes escolares, charretes entre outros.

compartilhe