Na terça-feira (15), às 18h30 uma live no canal da Embrapa no YouTube vai abordar a avaliação da safra de diferentes lavouras, nos anos 2021/2022. A ferramenta foi desenvolvida através da parceria entre quatro instituições públicas, entre elas o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os profissionais irão avaliar as condições meteorológicas ocorridas nas safras afetaram o desenvolvimento das plantações, principalmente do arroz e, consequentemente, o manejo das lavouras, além da expectativa de produtividade. Em janeiro deste ano, foi realizada a primeira live do ano para compartilhar como foi a utilização do aplicativo na cadeia produtiva e qual foi a evolução da safra 2021/2022.
A segunda live vai ter a participação de Flávia Tomita e Jossana Cera, diretora técnica e consultora do Irga, Eduardo Muñoz, diretor da Porteira Adentro Consultoria Agrícola, Michel R. da Silva, representante da Pesquisa e Desenvolvimento da Equipe FieldCrps/UFSM, além do pesquisador da Embrapa, Silvio Steinmetz.
O aplicativo PlanejArroz faz parte das tecnologias da Embrapa inseridas em soluções tecnológicas para Agricultura Digital 4.0, lançado em fevereiro de 2020. O aplicativo permite ao agricultor monitorar seu cultivo de arroz através do seu celular e, assim, fazer um manejo mais inteligente e sustentável da lavoura. Além de monitorar a lavoura, o aplicativo ainda fornece uma estimativa de quanto a lavoura vai produzir na colheita. Estas funcionalidades em um único aplicativo são inéditas no mundo. A versão 4.0 do aplicativo está disponível de forma gratuita na Google Play para celulares Android.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais