O Dia de Campo desta semana foi diferenciado. Como se aproxima o período chuvoso, instituições rurais promoveram um encontro com o objetivo de orientar o produtor rural sobre como aproveitar, ao máximo, as águas do fim do ano. O evento foi em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
Autoridades de municípios vizinhos, ligados à área ambiental e de agricultura, estiveram ao Parque de Exposições para tratar de subsolagem em pastagem como alternativa para a conservação da água e do solo. A simulação foi na Fazenda Ilha Grande. Um trator com o equipamento de subsolagem acoplado percorreu o terreno fazendo um corte na terra para facilitar a infiltração da água, que jorrava de um caminhão pipa que simulou uma chuva torrencial.
A subsolagem é uma tecnologia que proporciona a recuperação de áreas e pastagens degradadas, melhorando a capacidade de absorção de água do solo durante a estação chuvosa, por meio de infiltração. Desta forma, fortalece os lençóis freáticos, aumentando de forma considerável os índices de absorção das chuvas pelo solo. Com isso, todo o ecossistema é revitalizado com a adoção de boas práticas de manejo e conservação do solo.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Valadares, Ivan Fialho, explicou que a prefeitura faz parte do grupo de trabalho que está difundindo essa tecnologia para o território do Rio Doce e já acumula experiências positivas em nascentes, barraginhas e áreas degradadas. “A prefeitura de Governador Valadares, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), tem a cada ano ampliado as ações do Programa de Política Pública de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS), implementadas no município. A Tecnologia Subsolador vem fortalecer ainda mais a essas ações de recuperação de áreas e pastagens degradadas, proporcionando aos solos uma maior absorção de água das chuvas, melhorando assim os recursos hídricos, e micro bacia e bacia do Rio Doce”, disse.
Zelinda Maria de Jesus da Silva é produtora rural e presidente da Associação Córregos Unidos de Brejaubinha (ACUB) veio em busca de conhecimento. “A prefeitura já nos apoia e estou aqui hoje para conhecer e compartilhar experiências com os outros produtores da região, assim vamos desenvolver cada vez mais”, disse ela.
O secretário Ivan destacou que a absorção da água pelo solo revitalizado a partir da subsolagem também traz outro benefício. “Contribui para reduzir o risco de enchentes, uma vez que a absorção de água pelo solo acontece mais facilmente, evitando situações de grandes volumes de água resultantes de chuvas, que não absorvidos, transbordam às margens dos rios e córregos”, explicou.
O evento foi organizado pelo escritório regional do Senar, com a participação da prefeitura de Valadares, da Sicoob Crediriodoce, Sebrae, Univale, União Ruralista, Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, Emater e Sindicato Rural.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais