Entre os dias 26 e 28 de outubro acontece o 5º workshop Controle Alternativo de Pragas e Doenças. O evento é promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento. Por conta da pandemia, a programação neste ano será totalmente online. As inscrições estão abertas e até o dia 10 de setembro é possível submeter trabalhos pra apresentação durante os painéis.
Durante o workshop vão ser apresentadas e discutidas estratégias de manejo alternativo de pragas e doenças de plantas. Produtores e empresas vão contribuir com experiências com o uso de insumos biológicos. O evento vai contar com palestras, debates e minicursos.
Esse é o tema principal do workshop técnico-científico, que vai reunir pesquisadores, professores, técnicos, estudantes, produtores e empresas ligadas à cadeia da agropecuária. O objetivo é apresentar e discutir estratégias para promover o combate efetivo de pragas e doenças utilizando métodos menos prejudiciais à saúde das pessoas, animais e minimizando os impactos à flora e à fauna.
Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento revelam que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo. O uso de produtos químicos sintéticos para o controle de pragas e doenças representa um risco para agricultores. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, em todo o mundo, são registradas 20 mil mortes por ano devido ao uso de agrotóxicos. A discussão sobre o controle alternativo é importante pra mudar essa realidade.
Apesar de liderar o uso de agrotóxicos, o Brasil também tem investido nos chamados Bioinsumos, defensivos agrícolas livres de química e que não causam prejuízo ao meio ambiente. O mercado desse tipo de produto cresce quase 30% ao ano.
O evento vai contar com três painéis principais, onde especialistas vão discutir assuntos como o controle biológico no cultivo do milho, doenças de plantas no Brasil, agricultura regenerativa e políticas de manejo sustentável no país.
O objetivo da programação é estimular a atualização técnica de profissionais, estudantes e trabalhadores da agricultura. Os interessados em participar do evento ou em submeter trabalhos científicos para apresentação podem acessar o site do workshop clicando AQUI.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais