Cafeicultores de todas as regiões do estado podem se inscrever para o 19º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. A intenção é incentivar a geração de emprego e renda, promover e divulgar os cafés mineiros, além de estimular as demandas por tecnologias, produtos e serviços.
O concurso é promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater-MG, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Instituto Federal do Sul de Minas, Universidade Federal de Lavras e Fundação de Apoio, Ensino e Extensão. Os produtores podem concorrer em uma das categorias, com amostras de café arábica produzido este ano.
As categorias são: café natural e café cereja descascados, despolpados ou desmucilados. Serão aceitas amostras tipo 2, com no máximo 4 defeitos, de acordo com a tabela oficial brasileira de classificação de café. As amostras deverá ser passadas nas peneiras 16 e acima, com vazamento máximo de 5% e umidade entre 10% e 12%. A lavoura de origem deverá ser georreferenciadas e ter a cultivar identificada.
As amostras da primeira etapa devem ter no mínimo 2kg de café beneficiado, com rótulo e ficha de inscrição preenchida. O formulário de inscrição está disponível na internet. Para acessar, clique AQUI.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais