Agricultura

Agricultura familiar produz feijão para complementar merenda escolar

Publicado por
Ricardo Miranda

Agricultores familiares de Jequitibá, na região Central de Minas, vão fornecer cerca de 50 toneladas de feijão carioca para a alimentação de alunos da rede pública de ensino. A partir do apoio da Emater, os agricultores se uniram e formaram uma cooperativa que comercializa a produção pro PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Pelo menos 18 produtores vão comercializar feijão para a merenda escolar. (Foto: Agência Minas)

A Cooperativa de Agricultores Familiares de Jequitiba (Cooperaje) foi criada em 2013 e tem hoje 68 associados. Pelo menos 18 vão fornecer a produção para as escolas. O PNAE é um programa do governo federal que garante que 30% dos recursos investidos na merenda escolar sejam aplicados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar. “Antes a gente não tinha incentivo para plantar feijão, pois os preços recebidos eram baixos. Mas com a ajuda da Emater-MG, os produtores se uniram e formaram a cooperativa. Agora com as vendas para o PNAE, temos um preço fixo e rentável, o que motiva os agricultores a plantarem”, comemora o presidente da Cooperaje, Ricardo Falcão.

Apoio importante

A cooperativa compra as sementes e repassa para os produtores por um preço abaixo do mercado. Os produtores já assinaram o contrato para a venda de 50 toneladas de feijão para as prefeituras de Jequitibá, Matozinhos e Sete Lagoas, além de escolas da rede estadual em Jequitibá, Sete Lagoas, Santana de Pirapama e Matozinhos.

A venda da produção para o PNAE ajuda os agricultores a melhorarem a renda. “Há uns tempos atrás, a gente não tinha para quem vender o feijão, porque nos mercados precisa ter uma grande quantidade de grãos. Com o surgimento da cooperativa e as vendas para o PNAE, melhorou muito para a gente. Podemos plantar sossegados, pois já sabemos para onde irá a produção. E ainda os nossos filhos vão comer na escola um alimento de boa qualidade”, comenta o agricultor Matuzalém Soares.

Postagens Recentes

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

21 horas atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

3 dias atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

3 dias atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

4 dias atrás

Plano Safra: governo anuncia previsão de R$ 364,2 bilhões para produtores

Plano Safra: governo anuncia previsão de R$ 364,2 bilhões para produtores rurais Ler Mais

4 dias atrás

Morre, aos 89 anos, a referência em cafeicultura Otto Vilas Boas

Morre aos 89 anos Otto Vilas Boas Ler Mais

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!