Agricultura

Agrônomo apresenta estratégias para evitar prejuízos com geadas

Publicado por
Ricardo Miranda

Agricultores mineiros estão preocupados com a possibilidade de ocorrência de geada na próxima semana. O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, alertou que a chegada de uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas mínimas em várias regiões do país já a partir de hoje. A formação de gelo sobre as plantas gera prejuízos, mas algumas dicas podem ajudar a minimizar os problemas.

Márnisson Araújo explica que não é possível evitar a ocorrência de geadas. (Foto: UNA Divinópolis)

Márnisson Araújo é engenheiro agrônomo, consultor e professor universitário em Divinópolis, na região Centro-Oeste do estado. Ele explica que não é possível evitar a ocorrência de geadas, nem prever a intensidade do fenômeno, mas existem estratégias que podem ser adotadas pelos agricultores para minimizar os problemas nas lavouras.

O especialista afirma que a geada se forma em períodos do ano em que a temperatura atinge valores próximos ou abaixo de 0ºC, justamente o cenário previsto para acontecer em algumas regiões de Minas na semana que vem. A camada fina de gelo pode causar danos e até a morte das plantas, provocando grandes prejuízos.

Dicas importantes

Apesar de não ser possível evitar a ocorrência de geadas, nem prever a intensidade do fenômeno, há estratégias que podem ser adotadas pelos produtores rurais para minimizar os prejuízos, como explica Márnisson Araújo. O engenheiro agrônomo explica que uma das opções é evitar o plantio em áreas mais baixas da propriedade nas épocas frias do ano e dar preferência por locais mais altos, onde a temperatura é um pouco maior.

Camada de gelo atinge as plantas e causa a morte das lavouras. (Foto: Inmet)

No caso das culturas irrigadas por aspersão, é indicado ligar o sistema de irrigação no horário em que a temperatura tende a baixar. “A temperatura da água é um pouco maior que a temperatura do ambiente onde será formada a geada sendo que essa água aspergida sobre as folhas causa um efeito de “proteção” evitando o congelamento do tecido vegetal”, explica Márnisson.

O cultivo protegido também é uma estratégia interessante, principalmente no caso de hortaliças. Há ainda produtos que podem ser utilizados para evitar o congelamento das plantas. “Aminoácidos, hormônios e extratos de algas ajudam a planta a tolerar mais os estresses por baixas temperaturas e também na recuperação, no entanto não existe nenhum produto milagroso que previna ou resolva o problema em 100%”, finaliza o especialista.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

24 horas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

1 dia atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

4 dias atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

6 dias atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

6 dias atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!