Agricultura

Agropecuária brasileira chega a mais de 200 novos mercados

Publicado por
Ricardo Miranda

Em um mundo cada vez mais globalizado, a agropecuária brasileira segue expandindo fronteiras e ganhando espaço. Desde 2019, o governo federal abriu mais de 200 novos mercados para produtos do agro nacional. A marca foi atingida após o acordo de exportação para mais dois novos mercados no Canadá.

Abertura de novos mercados internacionais possibilitam diversificação nos negócios. (Foto: Governo do Ceará)

Ao todo, em 2022 já foram abertos mais 15 novos mercados. Em 2021 foram 77 novos registros, além de 74 em 2020 e outros 35 em 2019. A expansão permite uma diversidade da possibilidade de exportação para os produtores brasileiros, reduzindo a concentração da pauta, tanto em relação a produtos quanto em destinos. “Aberturas de mercados são resultado de negociações bilaterais que culminam no acordo dos parâmetros de sanidade a serem atestados e do certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passará a ser aceito pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria”, explica o Ministério da Agricultura.

Com a abertura de novos mercados, os produtos da agropecuária brasileira chegam agora a 51 países, sendo 24 asiáticos, 18 americanos, 8 africanos e 1 da Oceania. O Ministério da Agricultura explicou que, apesar da abertura de novos mercados, para a ampliação do comércio é preciso um trabalho de preparação dos produtores e exportadores, para atender às demandas de cada novo cliente.

Diversidade de produtos

Soja, açúcar, café, carnes de aves e carne bovina são os produtos que lideram a lista de novos mercados abertos para a agropecuária brasileira. Ao todo, 24 mercados foram abertos para as sementes brasileiras, 24 para produtos bovinos, 22 para animais vivos e 19 para produtos de aves.

Café e açúcar estão na lista de produtos mais exportados pelo agro brasileiro. (Foto: Portos do Paraná)

Na lista de exportações do agro brasileiro também entram vários outros produtos, incluindo roedores para o zoológico do Chile e até milho de pipoca para a Colômbia. A Argentina é o país com maior número de novos mercados abertos para produtos brasileiros, somando 27. Os argentinos passaram a importar vergalho bovino, usado como petisco para cães. A agropecuária brasileira também exporta para a Argentina carne de anfíbios e aparas de pele de bovinos para gelatina.

O Egito é o segundo país com mais novos mercados para produtos agrícolas brasileiros. Pra lá são vendidas, principalmente, carnes bovinas e de frango, além de sementes, frutas, verduras e hortaliças.

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