O município de Alpinópolis, no Sul de Minas, foi escolhido para integrar o Programa “Café Produtor de Água”, do Conselho Nacional do Café (CNC). O objetivo do programa é a recuperação e conservação das áreas de recarga e nascentes, aumento da oferta de água nas bacias hidrográficas, e a conservação da biodiversidade.
Inicialmente, será implantado nessa primeira fase em lavouras de produtores associados à Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé). “Alpinópolis foi escolhida pela predominância de cafeicultura, que ocupa cerca de 20% do território. A atividade é de grande importância econômica para o município”, disse Maria Flávia Paiva, Diretora Municipal do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente
A partir de maio, o programa terá um fundo próprio para destinar recursos ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), provenientes das propriedades rurais que se dedicam à produção de café.
“Oitenta e nove produtores serão beneficiados, mas por enquanto teremos apenas cinco. O projeto prevê também a recuperação de bacias, mananciais, estruturação de estradas que provoquem assoreamento de rios e córregos, recomposição de matas ciliares, além da recuperação de açudes”, finaliza a diretora.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais