Na zona rural de Alpinópolis, sul de Minas Gerais, dois irmãos jamais imaginavam que o plantio de uva renderia tanto. Agnaldo e Nivaldo Cruz Gonçalves iniciaram o plantio da espécie Niágara em 2003 e hoje colhem, em média, 35 toneladas por ano.
A fruta conhecida popularmente como uva rústica rosada comum de mesa é originária dos Estados Unidos. São cerca de 3,3 mil unidades produzindo frutos, sendo 10%, da variedade Vitória, sem semente.
Em Minas, o pai, natural de Jales (SP), comprou uma gleba de dois alqueires e fez uma horta de verduras e legumes, mas o desejo era se tornar viticultor. Assim que faleceu, há sete anos, os filhos mergulharam no ramo das parreiras.
A produção foi aumentando e a partir daí criaram a marca Irmãos Gonçalves. Nas safras de junho e dezembro, as 35 toneladas de uvas são vendidas para a prefeitura de Alpinópolis, comércio local, cidades mais próximas e vendedores ambulantes, principalmente do município de Passos. Com as sobras, fabricam vinho artesanal para consumo próprio da família ou para presentear amigos.
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais
Plano Safra: governo anuncia previsão de R$ 364,2 bilhões para produtores rurais Ler Mais
Morre aos 89 anos Otto Vilas Boas Ler Mais