Pecuária

Altos custos de produção dificultam produção de frangos e suínos

Publicado por
Ricardo Miranda

A Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, destacou que produtores de carnes vão enfrentar vários desafios na temporada 2022/2023. Os custos elevados de produção vão levar à uma menor rentabilidade para o setor. Apesar disso, o órgão prevê uma melhora nos números de abates, de bovinos, aves e suínos.

No caso da suinocultura, além dos desafios gerados pelo alto preço dos insumos, a Conab destaca as dificuldades geradas pela recuperação dos rebanhos chineses. O país asiático havia reduzido consideravelmente o tamanho do plantel após um susto de Peste Suína Africana, mas agora está ampliando o número de animais. Isso já está influenciando na redução das exportações para a China, impactando nas cotações do suíno. “No entanto, com a abertura de novos mercados, a exemplo de outros países do Sudeste Asiático e do Canadá, essa queda tende a ser amenizada”, reforça o superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Companhia, Allan Silveira. Com isso, a Companhia prevê um crescimento de 6,7% nos abates de suínos durante a temporada 2022/2023.

Temporada 2022/2023 deverá ter crescimento no abate de bovinos. (Foto: Agência Brasil)

Aves e bovinos

A Conab também projeta crescimento no abate de aves. A estimativa é de um aumento de 3,2%, totalizando 6,29 bilhões de frangos. Já as exportações do setor devem ter uma ligeira queda de 1,7%, chegando a 4,5 milhões de toneladas.

A companhia destacou ainda o bom momento vivido pelos produtores de carne bovina devido ao crescimento da demanda externa, mas destaca que a pecuária também enfrenta altos custos de produção, principalmente em razão do aumento dos preços de bezerros. Para a temporada 2022/2023 a estimativa é de alta de 2,7% nos abates, chegando a 30,1 milhões de cabeças. “Apesar de haver previsão de queda do preço médio do bezerro, tal movimento não é suficiente para motivar uma queda geral nos custos, uma vez que a suplementação animal também tem sofrido com recentes altas”, pondera o gerente de Produtos Pecuários da Conab, Gabriel Correa.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

2 dias atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

2 dias atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

5 dias atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

1 semana atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

1 semana atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!