A Prefeitura de Andradas confirmou através das redes sociais que o município confirmou os dois primeiros casos de raiva animal. Agora, o Sul de Minas chegou a 11 casos positivos da doença. Muzambinho, Fortaleza de Minas e Bueno Brandão são os outros municípios.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos foram registrados nas últimas semanas. Tratam-se de bovinos que pertencem ao mesmo produtor rural.
“No caso da raiva, a melhor solução é prevenir; e a prevenção é a vacina. A doença tem uma evolução drástica e letal, além dos prejuízos que causa, devido à perda de animais e os custos com terapias medicamentosas após a exposição”, comentou o Núcleo de Controle de Zoonoses.
A situação na cidade foi classificada como surto pelas autoridades sanitárias. A recomendação é que os produtores devem vacinar todos os bovinos, equinos, caprinos e ovinos contra a raiva, com reforço após 30 dias da primeira dose e revacinar anualmente.
Veja também: Raiva em Muzambinho.
Prefeitura de Muzambinho confirma morte de bovinos por raiva
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais