A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, acompanhada da secretária de Estado da Agricultura, Ana Valentin, visitou o município de Alfenas, no Sul de Minas, na manhã desta sexta-feira (23). Tereza Cristina foi até uma fazenda às margens da rodovia MGC-491, para analisar os estragos causados pela geada nas lavouras de café.
Logo após, na sede do Sindicato do Produtor Rural, a ministra se reuniu com o presidente da Emater, Otávio Maia, prefeitos e produtores de café da região. O objetivo do encontro foi ouvir os cafeicultores e criar uma pauta de prioridades a fim de socorrer o setor. Desde 1994 não era registrada uma geada tão severa.
Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), cerca de 30% das lavouras foram atingidas, impactando diretamente no mercado do grão. Ainda de acordo com a Epamig cerca de sete milhões de sacas a menos serão comercializadas no próximo ano.
“Eu estou preocupada com vocês [produtores], por conta da geada e também pela seca. Os estragos estão sendo sentidos ainda mais pelos pequenos produtores. É preciso um levantamento muito bem feito das áreas atingidas para acharmos uma solução. O café é a cultura que tornou o Brasil uma potência no agronegócio. Nós vamos reunir cooperativas, bancos, e sair dessa situação”, disse a ministra.
Em Poço Fundo (MG) têm produtor desanimado e que já pensa em abandonar a lavoura. “Alguns colegas me ligaram e disseram que vão abandonar as propriedades, não querem mais mexer com café. Isso é muito triste”, relata o cafeicultor Marcelo Afonso de Oliveira.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais