No dia 22 de setembro, a partir das 13h, o Conselho Nacional do Café (CNC), em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Ministérios do Trabalho e Previdência (MTP) e da Cidadania (MDS), promove um evento para falar sobre a contratação de mão-de-obra rural temporária e a relação com o Programa Auxílio Brasil, na sede da Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé).
Com a participação de cafeicultores e técnicos, o encontro vai abordar as principais dificuldades dos produtores nos últimos anos em contratar mão-de-obra safrista, ou seja, de trabalhadores temporários. Muitos trabalhadores rurais deixam de participar da colheita de café por terem receio de perderem o Auxílio Brasil, oferecido para os cidadãos em situação de pobreza ou de extrema pobreza.
“Estamos na expectativa de alavancar essa discussão, ao passo que encontramos no MTP e no MDS, técnicos versados no tema. Foi longa a caminhada, mas cremos que a safra 2022/2023 terá um desafio a menos com a abordagem que as equipes dos ministérios farão nesses encontros”, comentou o presidente do CNC, Silas Brasileiro.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais