Agricultura

Bambuí: Após capturar morcegos, IMA faz alerta sobre risco de raiva animal

Publicado por
Ricardo Miranda

Equipes do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) que atuam em Bambuí, na região Centro-Oeste do estado, capturaram 18 morcegos hematófogos Desmodus Rothundus, conhecidos como “morcegos vampiros”. Essa espécie se alimenta de sangue de bovinos, bubalinos, equinos, suínos e aves e é o principal transmissor da raiva animal. Depois da captura, produtores rurais foram orientados sobre a importância de manter a vacinação do rebanho em dia, para evitar mortes e prejuízos.

De acordo com o IMA, os morcegos estavam em duas cavernas, já catalogadas como abrigos da espécie e que ficam na zona rural da cidade, dentro de propriedades onde há a criação de gado. Agentes treinados foram aos locais durante a madrugada para conseguir capturar os morcegos.

Morcegos foram capturados e receberam uma pasta tóxica produzida pelo IMA para controle populacional da espécie. (Foto: Valdeci da Rocha / IMA)

Para realizar o controle populacional, os animais recebem um tipo de pasta tóxica, a base de Varfarina, produzida pelo próprio IMA. Em seguida, os morcegos foram soltos e retornaram para as cavernas. “Os morcegos têm o hábito de higienização através da lambedura, ao perceberem que os morcegos capturados retornaram “sujos” a colônia, imediatamente eles serão limpos através das lambeduras dos demais. Com isso, tanto os morcegos tratados serão eliminados pelo contato com a pasta e cerca de 25 a 30 outros morcegos serão mortos por ingestão. Daí o controle populacional”, explica Valdeci da Rocha, fiscal assistente agropecuário do IMA.

Risco ao rebanho

De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença viral infecciosa grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem. Em quase 100% leva à morte e é caracterizada por dores progressivas e agudas. O morcego infectado transmite a doença aos animais, que podem infectar também os seres humanos. Com a intensificação das ações de prevenção, o Brasil conseguiu reduzir significativamente o número de casos e mortes ligados à raiva humana, mas só no ano passado houve 74 registros de raiva animal em bovinos, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde.

Com a captura dos morcegos em Bambuí, para evitar a transmissão de raiva aos animais e ao ser humano, os fiscais do IMA reforçaram as orientações aos produtores rurais. “Ao finalizarem os trabalhos, os produtores foram reorientados a manterem a vacinação do rebanho em dia, especialmente a antirrábica e verificar constantemente a existência de novos abrigos. Caso os encontre, deve entrar em contato com o IMA mais próximo para providências, tendo em vista que essa prestação de serviços está disponível em todo o Estado”, finaliza Valdeci da Rocha.

Assista abaixo um vídeo gravado pelo Fiscal Assistente Operacial Valdeci da Rocha e pelo Auxiliar Operacional do IMA, Osvaldo Luis de Sousa, durante a captura dos morcegos em Bambuí.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

20 horas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

21 horas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

4 dias atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

6 dias atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

6 dias atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!