“A segurança alimentar é uma questão de segurança nacional”. A frase é da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, citada durante entrevista ao Canal Rural da TV Brasil. A importação de fertilizantes está se tornando um problema com a guerra na Ucrânia. Rússia e Belarus são os principais fornecedores de potássio e de hidrogenados para o Brasil.
“Quando cheguei ao ministério, vi esse problema e comecei a trabalhar em um plano. Os Estados Unidos têm 80% de produção própria e 20% de importados, a China está mais ou menos nesse patamar e o Brasil, com essa potência do agro que é, tem que chegar nesses patamares de mais autossuficiência”, falou Tereza Cristina.
As principais carências de fertilizantes no Brasil, segundo o Mapa, são de nitrogênio, de fósforo e de potássio. No caso do potássio, há minas em atividade em Sergipe e uma grande jazida na região de Altazes, no Amazonas.
“Nós podemos alcançar a autossuficiência em 30 anos. Agora, é claro, que não depende só do governo. O governo está fazendo um plano que fez junto com nove ministérios, mas também junto com a iniciativa privada. Nós precisamos de investidores que venham investir na exploração desse potássio, ou na uréia”, comentou.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais