Agricultura

Cafeicultores de Caratinga testam drone na pulverização

Publicado por
Washington Bonifácio

O Uai Agro foi até a cidade de Caratinga, no Leste do Estado, para mostrar que a cafeicultura da Região das Matas de Minas já oferece demanda para o serviço de drone.

Uma empresa do Espírito Santo tem atendido aos produtores filiados à Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) que tem sede no Espírito Santo e escritório em Minas. Os cafeicultores querem agilizar o acesso aos pontos mais altos das lavouras utilizando drones.

Cafeicultura de Montanha

A Região das Matas de Minas tem se destacado na produção nacional com relação à quantidade e à qualidade. Cafés alcançando pontuação 90 tem sido exportados da região. Isso enche os olhos dos importadores.

As temperaturas frias e as altas altitudes são os principais fatores para que o café dê bebida. Porém o produtor enfrenta desafios na hora dos tratos culturais. As máquinas não conseguem chegar aos pontos mais altos para realizar as pulverizações contra pragas. É aí que entra a tecnologia.

Um drone deste modelo custa em média 200 mil reais no mercado. (Foto: Washington Bonifácio)

O equipamento tem autonomia de até 10 minutos por bateria. Ele é programado e consegue realizar o serviço de maneira autônoma. Além disso, tem dispositivos que dão mais segurança na operação, como os sensores que evitam que o drone esbarre em algum obstáculo.

“Eu estou testando a tecnologia, mas já estou muito satisfeito. Ele consegue aplicar a calda da copa até aos pés da planta. E facilita o acesso às lavouras mais altas”, disse o cafeicultor Max Santana Lopes. Ele possui uma propriedade de 250 hectares de café, em Caratinga.

A tecnologia ainda é cara para ser adquirida pelo produtor. Um drone deste modelo chega a custar 200 mil reais. Sem contar a despesa com a manutenção e as regras para uso das baterias que devem ser utilizadas sempre. Desta maneira, a melhor saída é alugar de uma empresa especializada. Foi o que o sr Max Santana fez.

Veja agora o vídeo do operador Luciano Oliveira explicando sobre como funciona o equipamento.

 

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

3 semanas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

3 semanas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

3 semanas atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

3 semanas atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

3 semanas atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

3 semanas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!