Durante audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, cafeicultores de Minas Gerais solicitaram mais recursos para o setor e um seguro que seja efetivo, com participação do governo, após as chuvas prejudicarem as lavouras.
Na área de abrangência da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), por exemplo, o granizo que caiu em outubro e em novembro atingiu mais de 28 mil hectares e afetou mais de 2,7 mil produtores cooperados. Segundo a cooperativa, pelo menos 230 mil sacas de café foram perdidas.
A Câmara informou que já tem reuniões agendadas para tratar do assunto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e no Banco do Brasil. A direção de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, anunciou R$ 6 bilhões disponíveis para o setor, dos quais 80% já estão nas mãos dos produtores. E, neste ano, são R$ 160 milhões para recuperação de cafezais danificados por fenômenos climáticos.
Outra ação será a reativação do programa Minas + Seguro, de subvenção econômica para o seguro rural.
Veja também: Audiência pública.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais