Os cafés de pequenos produtores de Nova Resende, no Sul de Minas, foram selecionados para um blend (mistura) especial com destino à Inglaterra. Ao todo, 20 lotes com aspectos físico e sabor, transformaram-se na mistura batizada de “Blend Vinte”.
O envio das amostras dos cooperados da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) foi para a DR Wakefield, com sede em Londres. Feita a degustação em laboratório, as notas sensoriais predominantes no blend foram chocolate, avelã e amêndoa doce.
“O Programa Especialíssimo traz aos nossos cooperados e cooperadas a oportunidade de participação no mercado de cafés especiais. Por muitas vezes, eles não imaginavam produzir cafés de qualidades mais elevadas. Com capacitação profissional, aliada às boas práticas na lavoura e no pós-colheita e com o acompanhamento técnico que oferecemos, muitos conseguem atingir esse objetivo”, explicou Erik Bueno Borges, engenheiro agrônomo.
Segundo a Cooxupé, a escolha do Núcleo de Nova Resende aconteceu pelo destaque em volumes de cafés especiais produzidos e comercializados. A região representou mais de 19% do total de sacas recebidas em 2021.
Criado em 2016, o programa Especialíssimo, da SMC Specialty Coffees, busca valorizar e incentivar os produtores rurais cooperados que se dedicam a produzir cafés especiais de melhor qualidade. Ele é responsável por esse projeto personalizado, que criou um blend composto por cafés especiais de pequenos produtores.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais