A criação de búfalos tem chamado a atenção de produtores, justamente pelas vantagens dos derivados do leite do animal. O Sistema Faemg, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Belo, no Sul de Minas, criou o curso de Bubalinocultura. O objetivo foi ensinar como criar búfalos com condições ideais para crescer e produzir.
As aulas foram ministradas no Laticínio Marajó de Minas, na Fazenda Tecelão, para dez participantes. Atualmente, o laticínio atende a grandes restaurantes, hotéis resorts e empórios. Na programação do curso, atividades ligadas ao manejo correto do rebanho e os cuidados necessários com o meio ambiente. O Brasil é líder na pecuária bubalina. Em relação ao leite de vaca, o leite de búfala possui valores superiores de proteínas, cálcio, ferro, fósforo e vitamina A. Além disso, é um leite tipo A2A2, de mais fácil digestão.
“Essa criação vem expandindo em Minas Gerais inclusive com alguns laticínios e produtos diferenciados. Houve a necessidade do curso para que pudéssemos atender esses produtores que estão investindo nessa cultura e, dessa forma, impulsionar a informação correta, o treinamento correto, e a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor”, comentou a gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, a zootecnista Liziana Rodrigues.
O casal de vendedores de leite de búfala Fernanda Dias Martins e Paulo Rogério Souza Correa explica que o conteúdo foi bastante interessante e útil. “Aprendemos muito sobre o manejo com os animais, as principais doenças e medicamentos” finaliza Fernanda.
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais
Plano Safra: governo anuncia previsão de R$ 364,2 bilhões para produtores rurais Ler Mais
Morre aos 89 anos Otto Vilas Boas Ler Mais