Treze agricultores familiares individuais de Juiz de Fora, na Zona da Mata e região, e seis cooperativas da agricultura familiar foram habilitados para comercializarem alimentos para a Prefeitura de Juiz de Fora, através do Programa Comida Boa. Eles vão entregar as amostras dos produtos quarta-feira, 15, no pátio do prédio-sede da PJF. Serão entregues, aproximadamente, 236 toneladas de alimentos estocáveis e mais 50 toneladas de alimentos perecíveis durante o ano de 2022.
As amostras dos alimentos vão ser avaliadas pelos nutricionistas e vão abastecer as 47 instituições sociais do município vinculadas à Prefeitura.
O Programa Municipal de Compras Institucionais da Agricultura Familiar, o “Comida Boa”, foi criado em abril de 2021. Com o Comida Boa, a PJF pode comprar alimentos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas, com seus próprios recursos financeiros, com dispensa de procedimento licitatório. A iniciativa visa a fomentar pequenos agricultores que tenham cadastro ativo no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que possuam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
O programa prevê ainda que órgãos e entidades da Administração pública, direta e indireta, que são dependentes de recursos do tesouro municipal, deverão aplicar, no mínimo, 15% dos recursos destinados à compra de gêneros alimentícios, in natura ou manufaturados, na aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou das organizações de agricultores familiares.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais