Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,26
Dólar R$ 4,85
Belo Horizonte
24º

Conab observa crescimento da área plantada durante safra de 2022

Números também revelam expectativa no crescimento de 10 milhões de toneladas na produção nacional de grãos

Conab aponta crescimento de 4,3% na área plantad em 2022. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ricardo Miranda
14 de março de 2022
compartilhe

A Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, divulgou esta semana o Levantamento da Safra 2021/2022. Os números apontam que a produção nacional de grãos deve chegar a 265,7 milhões de toneladas, um crescimento de 10 milhões de toneladas na comparação com o ciclo anterior. O levantamento também indicou um aumento de 4,3% na área plantada, estimada em 72,7 milhões de hectares. O crescimento da área da soja e de milho puxaram o crescimento.

Crescimento do plantio de milho contribuiu para o aumento da área plantada. (Foto: João Prestes/Semagro)

A previsão divulgada esta semana pela Conab é menor que os números apresentados pelo levantamento em janeiro. A companhia afirma que o recuou de 0,9% em relação aos números anteriores se deve à estiagem em alguns estados, como Mato Grosso do Sul.

Soja, milho e algodão

De acordo com a Conab, a soja foi plantada em 40,7 milhões de hectares, um crescimento de 3,8% na área de cultivo em relação à safra anterior. A expectativa é que a produção chegue a 122,76 milhões de toneladas. No caso do milho, o crescimento na área plantada foi ainda maior, 6,7%, totalizando 16 milhões de hectares. A produção esperada é de 112,3 milhões de toneladas, crescimento de 29%.

Levantamento aponta crescimento de quase 20% no plantio de algodão. (Foto: Mapa)

Otimismo também com o cultivo de algodão. O levantamento da Conab aponta um crescimento de 19,7% na produção da fibra, chegando a 6,9 milhões de toneladas, sendo 2,82 milhões de toneladas apenas da pluma. Os números são bastante semelhantes aos divulgados pelo IBGE esta semana e demonstram o otimismo dos agricultores, apesar das dificuldades com o clima e com o preço dos insumos.

compartilhe