Já em sua 6ª edição, a cidade de Carangola, na Zona da mata mineira, vai premiar os melhores cafés produzidos no município. De acordo com o executivo, o Concurso Municipal de Qualidade do Café deixou de ser realizado nos últimos dois anos e, agora em 2022, está a todo vapor com a volta da disputa. A primeira fase do concurso está encerrada. A segunda fase é a avaliação do grão.
Cinquenta e uma amostras de cafés, de diferentes localidades do município, foram coletadas. O destaque foi para a comunidade da Conceição, que reuniu mais amostras do produto, e consequentemente, mais participantes. “A próxima etapa do concurso é a de classificação física, onde as amostras passarão pelo teste de umidade e classificação por peneira”, afirmou o Secretário de Agricultura Fernando Facin.
Após a fase de classificação física, as amostras serão entregues para a Cooperativa Minasul que fará a degustação dos café. cada amostra vai receber uma pontuação de acordo com a Specialty Coffee Association (SCA). Os melhores cafés da cidade vão ser conhecidos em novembro. Ainda não há data para a cerimônia de premiação.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais