Agricultura

Cresce incentivo ao cultivo e consumo de Plantas Não Convencionais

Publicado por
Ricardo Miranda

As PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) já fazem parte do cardápio de muita gente, mas ainda tem um grande potencial não explorado. Por isso, a EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) em parceria com projetos socioambientais está promovendo uma série de ações para resgatar o cultivo e o consumo desse tipo de alimento.

Agricultores tem aproveitado potencial de cultivo das PANC. (Foto: Epagri)

A EPAMIG ofereceu mini cursos e trabalha com a conscientização de agricultores familiares para estimular o plantio e o consumo de PANCs. “A diversificação alimentar é fundamental para suprir as necessidades de nutrientes essenciais ao ser humano. Para se ter ideia, temos 10 mil plantas comestíveis registradas e menos de 170 são cultivadas. Estas atendem a 80% de todas as nossas necessidades alimentares, e apenas quatro delas formam a base energética alimentar mundial: arroz, trigo, milho e batata”, informa a pesquisadora da EPAMIG Maria Regina Miranda.

As PANC são plantas com potencial nutritivo que não são consumidas em larga escala, como folhas, raízes, sementes, frutas e até flores. Também são consideradas PANC as partes de plantas comercialmente conhecidas e que podem ser consumidas, como as flores do chuchu.

Conscientização

Emater desenvolve ações de conscientização sobre potencial das PANC. (Foto: Emater)

Várias ações tiveram o apoio da EPAMIG, entre elas a campanha “Agir Socioambiental”, envolvendo alunos e professores da rede pública de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é incentivar ações socioambientais que possam ser desenvolvidas por professores, alunos e familiares nas próprias casas.

A EPAMIG também incentiva a comercialização das hortaliças PANC em feiras livres de diferentes regiões do estado. Na Zona da Mata, agricultores criaram produtos com o uso desses alimentos.

O plantio e o consumo das hortaliças PANC tem ganhado forças gravas às ações de incentivo de instituições como a EPAMIG, além de estudos acadêmicos e parcerias com restaurantes e agroindústrias. No campo, essas hortaliças agregam valor e geram renda aos agricultores familiares.

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

2 dias atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

2 dias atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

5 dias atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

1 semana atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

1 semana atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!