Em Indianópolis, no Triângulo Mineiro, o produtor de seringueira, banana prata e capim braquiária, Lúcio Antônio Pereira, conseguiu ampliar a produção após adotar um modelo de cultivo mais sustentável, que elimina o cloro do manejo.
Antes, o agricultor usava na propriedade de 290 hectares o cloreto de potássio importado, que contém 40% de cloro em sua composição. Tudo mudou há cinco anos, quando decidiu fazer a substituição por uma fonte de potássio sem cloro.
“Iniciamos uma transição para o produto sem cloro e hoje 30% da fazenda já é adubada com o fertilizante mineral, eliminando o cloreto de potássio”, comenta.
Extraído em São Gotardo e Matutina, interior de Minas Gerais, o fertilizante mineral não contém produtos químicos na fabricação devido ao uso de uma tecnologia exclusiva, desenvolvida pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e patenteada pela empresa Verde Agritech.
Atualmente, mais de cinco mil agricultores utilizam o produto sem cloro para cultivar alimentos em mais de um milhão de hectares.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais