No dia 25 de julho é comemorado o Dia Mundial da Agricultura Familiar. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) promoveu um encontro de todos os produtores.
Órgão ligados ao setor como a Emater, a FETAEMG, o Idene e o Sebrae também participaram do evento. Além de exposição de produtos da agricultura familiar, também houve uma palestra sobre associativismo. “É um setor da nossa sociedade que, às vezes, são esquecidos, mas temos a plena noção da importância da agricultura familiar. Muitos governos pensam que ali é apenas uma plantação para subsistência da família, mas sabemos que graças a vocês, 70% dos brasileiros são alimentados. Apesar das limitações, o governo faz o máximo para o desenvolvimento da agricultura familiar. Por exemplo, 100% do que é produzido, é transportado e as estradas, estamos fazendo o melhor possível para melhorá-las”, disse o Prefeito André Merlo.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), Ivan Carlos Gonçalves Fialho, disse que o setor avançou nos últimos anos em Valadares. “Temos produtos com selo nacional da agricultura familiar, tivemos a Agriminas pela primeira vez realizada fora de Belo Horizonte, estamos apresentando o programa Frutifica Mais Valadares em parceria com o município de Linhares e assim vamos crescendo a economia e a produção”, disse.
Sebastião Martins é agricultor familiar há 15 anos e participa da Feira da Agricultura Familiar. Para ele, a celebração da data fortalece o setor, pois valoriza os trabalhadores. “É muito importante para nós, agricultores, celebrar esta data. É um momento de comemorar, não só os trabalhadores rurais, mas também todos os técnicos da SEMA, da EMATER, pois é um marco. A Prefeitura tem oferecido todo o suporte necessário para a feira, para os deslocamentos que temos que realizar. É um momento de muita satisfação para todos nós”.
Durante o encontro, a Caixa Econômica Federal promoveu o cadastro dos agricultores que fazem parte do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) para a safra 2022/2023 que iniciou no dia 1º de julho e vai até o dia 30 de junho do próximo ano, para a liberação da linha de crédito do programa, além de fornecer empréstimos para os produtores rurais.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais