Eventos

Dia Mundial da Água é celebrado com plantio em Valadares

Publicado por
Washington Bonifácio

Alunos do distrito Córregos do Bernardo, zona rural de Governador Valadares, no Leste de Minas, tiveram uma aula diferente nesta semana. Eles aprenderam sobre como é feito o tratamento de água, sobre o uso racional, como funciona o processo de cercamento das nascentes e entenderam quais são as etapas que compõem o ciclo da água. O encontro foi na Escola Municipal Vicente Petronilho e fez parte das programações do município em comemoração ao dia da água.

O gerente regional do Sistema FAEMG, Luiz Ronilson Paiva, participou do evento e falou sobre a parceria com a prefeitura, que está levando cursos de Recuperação de Nascentes para a região de Córregos do Bernardo.

“Já temos um trabalho com a Prefeitura de Valadares, voltado para área de sustentabilidade. No evento, houve um envolvimento muito grande por parte da comunidade e dos alunos. Na comunidade, já existe um trabalho de conscientização dos jovens sobre a carência hídrica que aqui ainda existe”, afirmou Ronilson.

Ivan Fialho e José Ronilson perto da entrada da escola aonde aconteceu o evento. (Foto: Divulgação/Senar)

O Secretário de Agricultura e Abastecimento (SEMA), Ivan Fialho, citou os projetos de recuperação de nascentes já desenvolvidos na comunidade. “É muito importante a realização de palestras educativas sobre os benefícios do uso racional da água. Os alunos conheceram o Programa Municipal de Cercamento de Nascente, com o qual o Município já recuperou mais de 140 nascentes desde 2017. Além disso, nós apresentamos a feirinha da agricultura familiar, que representa o fim de toda cadeia produtiva do uso água na produção de alimento. Temos que começar cedo a educação ambiental com os alunos, eles são o futuro e, conscientes, farão o desenvolvimento rural sustentável”, afirmou o secretário.

Além do Sistema FAEMG, o evento contou com as presenças de outros parceiros do meio ambiente, como o Instituto Estadual de Florestas da Regional Rio Doce (IEF), a Polícia Militar do Meio Ambiente, o  Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o Departamento de Vigilância Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O município tem um projeto de recuperação de nascentes que cerca os olhos d’agua e refloresta a área . (Foto: Divulgação/Senar)

Dia Mundial da Água

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a manutenção de todos os ecossistemas no planeta. Além de comemorar, o objetivo é realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na terra.

Postagens Recentes

Cooperativa se destaca no Anuário 2023 do cooperativismo mineiro

A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais

4 semanas atrás

Rapdinhas do agro: como estão as exportações de café, segundo o Cecafé

O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais

4 semanas atrás

Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés será no Espírito Santo

Inscrições podem ser feitas online Ler Mais

4 semanas atrás

Disponibilizados alguns recursos do Funcafé para o produtor rural

Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais

4 semanas atrás

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

2 meses atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!