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Diversidade, protagonismo feminino e sustentabilidade marcam SIC 2021

Aproximadamente 10 mil visitantes puderam conferir as novidades de 105 marcas expositoras

(Foto: Cristiano Machado/Imprensa-MG)
Guto Moreira
18 de novembro de 2021
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A Semana Internacional do Café (SIC) cumpriu o slogan de “retomar, reencontrar, reconectar”. A retomada do formato presencial que aconteceu no Expominas, em Belo Horizonte, ganhou o suporte de uma programação digital.

Aproximadamente 10 mil visitantes puderam conferir, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, as novidades de 105 marcas expositoras, que ocuparam o espaço físico de um pavilhão e meio. Na plataforma digital foram mais de 6 mil acessos, no total de 16 mil visitantes híbridos. Na programação, 70 apresentações e 113 palestrantes, incluindo especialistas, produtores, pesquisadores e empresas.

Alguns exemplos

Enquanto o Fórum da Cafeicultura Sustentável levantou assuntos como aplicação as políticas de ESG na prática do campo, a inclusão de medidas de redução de emissões na cadeia de suprimentos, cafeicultura orgânica e bioinsumos, o Auditório Central e a Streaming Room, as duas principais áreas de transmissão, receberam temas como turismo rural, a diversidade dos cafés da Amazônia, e o nível de preocupação e exigência cada vez mais apurado dos consumidores. Além disso, uma manhã inteira foi dedicada ao protagonismo e avanços fomentados pelo Encontro da Aliança Internacional das Mulheres (IWCA Brasil), que completou 10 anos.

Nos workshops realizados na Cafeteria Modelo, a mistura de teoria, prática e visão de mercado capacitou os participantes sobre cafés fermentados, leites vegetais e latte art, tipos diferentes de café e a importância dos aspectos sensoriais para a experiência de degustação.

Na Torra Experience, o público pôde conferir a apresentação Como Adaptar os seus perfis de Torra ao seu estoque do café, comandada pela mestre de torra Daniela Capuano, mineira vencedora do concurso Un Des Meilleurs Ouvriers de France, em 2019.

Na onda dos produtos preocupados com o impacto ambiental, o leite vegetal Naveia foi um dos lançamentos que aconteceram na SIC. No conceito, a economia de água é de 95% e menos 70% de CO2 emitidos na atmosfera, entre outras características sustentáveis.

A tecnologia também esteve presente na SIC. A empresa Satake mostrou uma classificadora óptica, a FMSR 01-L, que usa inteligência artificial para separar os grãos por cor, sendo possível também utilizar outros parâmetros, com alta precisão.

Encerramento

Comandada pela jornalista Mariana Proença, Diretora de Conteúdo da Café Editora, a SIC 2021 foi encerrada com a revelação dos melhores cafés do Brasil. No Prêmio Coffee of The Year Brasil, o grande vencedor na categoria arábica foi Elmiro Alves do Nascimento da Fazenda Santiago, em Olegário Mariano (Cerrado Mineiro), com uma pontuação de 90,83 pontos. No segmento arábica fermentado, o primeiro lugar ficou com Sandra Lelis da Silva, do Sítio Caminho da Serra, de Araponga (Matas de Minas), que marcou 89,1 pontos. Na categoria canéfora, o tricampeão Luiz Cláudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, em Muqui (Sul do Espírito Santo), com 86,06 pontos. Em canéfora fermentada, o prêmio foi para Poliana Perrut de Lima, da Chácara Paraná, Novo Horizonte D´Oeste (Matas de Rondônia), com 84,63 pontos.

SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Realizada desde 2013 na capital mineira, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Veja também: SIC 2021 na Expominas.

Expominas recebe a Semana Internacional do Café

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