Em Iturama, no Triângulo Mineiro, a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) intermediou uma parceria entre pequenos agricultores e um grande frigorífico instalado na cidade. A doação de esterco bovino para adubação das hortas diminui custos de produção e aumenta a rentabilidade dos produtores rurais.
A aquisição de esterco bovino para fertilização das hortas representava uma parte importante dos custos de produção. Na região de Iturama grande parte das propriedades não conta com muitos animais para garantir a quantidade suficiente de esterco. “A maioria dos agricultores familiares reside em pequenas propriedades, as quais comportam poucos animais bovinos ou, em alguns casos, até nenhum. Assim se torna muito difícil conseguir o composto orgânico e utilizá-lo em suas produções agrícolas, especialmente naquelas voltadas à horticultura”, explica Alexandre Neves, engenheiro agrônomo da Emater.
A partir da sugestão de um produtor rural a Emater firmou uma parceria com o frigorífico instalado em Iturama para o fornecimento do esterco bovino aos agricultores. “Devido à grande quantidade de animais bovinos que permanecem nas instalações dessa empresa, ocorre a geração de grandes volumes de esterco, que pode ser bem aproveitado como composto orgânico na produção agrícola local”, afirma Alexandre.
Com a parceria e fornecimento do esterco aos produtores, a Emater-MG afirma que os agricultores conseguiram reduzir os custos, aumentar o volume de produção, diversificar os produtos e melhorar a qualidade do solo.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais