O primeiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) demonstra que a safra mineira de café deve ser de 27,5 milhões de sacas em 2023, com crescimento de 25% na comparação com a safra passada. A área em produção está calculada em 1,1 milhão de hectares, aumento de 8,8%. Já a produtividade média prevista é de 24,8 sacas por hectare, registrando aumento de 15%.
Para o assessor especial de cafeicultura da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Julian Carvalho, mesmo sendo ano de bienalidade negativa, a previsão inicial sinaliza um desempenho superior a 2022, quebrando o ciclo de evolução da série, desde a safra 2001, quando a Conab começou a acompanhar a safra cafeeira no país.
“Em 2022, a produção foi afetada por adversidades climáticas, resultando em perdas de produtividade. Esta primeira estimativa aponta para uma recuperação da produtividade e aumento da área plantada, mas estes números poderão se alterar, principalmente em função de condições climáticas e dos tratos culturais das lavouras”, finaliza.
Minas Gerais, maior produtor do grão, vai responder por aproximadamente 50% da safra nacional, que deve atingir cerca de 55 milhões de sacas. A estimativa de produção para o Sul de Minas é de 13,2 milhões de sacas, com crescimento de 37%. A área em produção deve ser de 549 mil hectares, 10% superior à safra passada. A produtividade deverá crescer 24%, alcançando 24 sacas por hectare.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais