Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,37
Dólar R$ 4,79
º º

Em Varginha, agricultora de 88 anos é referência na produção de café

Dona Maria Isolina de Souza vive atualmente com a família em uma propriedade de 20 hectares na Fazenda Mato da Onça

(Foto: Agência MG)
Guto Moreira
26 de novembro de 2021
compartilhe

Aos 88 anos, dona Maria Isolina de Souza, cafeicultora no município de Varginha, no Sul de Minas Gerais, segue com a mesma disposição no campo da época de juventude. A produtora, referência na produção de café, vive atualmente com a família em uma propriedade de 20 hectares na Fazenda Mato da Onça.

O trabalho pesado é dividido com os filhos e netos. “Eu buscava as vacas para o meu pai, de madrugada. Enquanto ele fazia café, eu ia buscar as vacas para tirar leite. Eu tinha medo de ir sozinha, porque era longe. Ia com a luz de querosene buscar as vacas no escuro. Desde cedo trabalhava na enxada, capinava arroz”, comenta.

A pecuária leiteira já não existe mais. Além do café, a família também cultiva mandioca, batata, feijão e milho. A produção de café da fazenda é de 300 sacas por ano, vendidas para cooperativas da região. A novidade para a família foi começar a produzir cafés especiais. Eles venceram o 4º Concurso de Cafés Especiais da Cooperativa dos Produtores de Café Especial dos Martins (Coopercafem).

“Meu bisavô foi o primeiro a começar a mexer com o café. Depois passou para minha avó e meu pai também foi seguindo os passos. Hoje, eu e minha irmã estamos acompanhando eles, e trabalhando na lavoura. Então tem a minha avó, tem pai, mãe, tio, irmãos, genro, esposa”, diz Maicon de Souza, 25 anos, neto da dona Maria Isolina.

Emater-MG

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) faz parte da história da família de dona Maria Isolina. Os técnicos da empresa em Varginha prestam assistência há três décadas, aproximadamente.

compartilhe