Agricultura

Emater cria projetos pra amenizar crise hídrica na região de Furnas

Publicado por
Ricardo Miranda

O Brasil enfrenta a pior estiagem em quase 100 anos. É o que aponta o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, avaliando o longo período de estiagem. A crise hídrica causou impactos significativos no Lago de Furnas, um dos maiores reservatórios do país e que encerrou o mês de junho com apenas 30% da capacidade de armazenamento de água. Diante disso, a Emater-MG tem desenvolvido uma série de ações junto à Copasa, prefeituras e Agência Nacional de Águas (ANA) pra tentar diminuir os impactos gerados pela crise hídrica.

O Lago de Furnas é um dos maiores reservatórios de água do país, com 1440 quilômetros quadrados de área inundada. A irregularidade das chuvas baixou o nível do lago e, segundo meteorologistas, deve se estender pelos próximos meses. Os 34 municípios da região de Furnas já sentem os impactos da seca. Além do turismo, a piscicultura e a agricultura são fortemente afetados pela situação.

Lago de Furnas terminou mês de junho com apenas 30% da capacidade de armazenamento. (Foto: Alago)

Mar de Minas

O Lago de Furnas se estende por uma área tão grande que, em vários lugares, é chamado de “Mar de Minas”. Além da importância para o setor elétrico do país, o reservatório está diretamente ligado a atividades de turismo, criação de peixes e agricultura. Atividades que são diretamente afetadas pelo baixo nível do reservatório.

Com o objetivo de tentar minimizar os efeitos da crise hídrica e auxiliar produtores rurais da região, a Emater-MG tem trabalhado em uma série de ações nos municípios que ficam às margens da represa. Um dos programas é o projeto Produtor de Águas, desenvolvido nas cidades de Passos, Capitólio, Piumhi, Doresópolis e Pimenta. “A proteção de nascentes e áreas de recarga, manejo de solo e conservação de estradas vicinais são algumas das atividades realizadas. O programa Produtor de Águas prevê também o pagamento de serviços ambientais aos produtores, que aderirem ao projeto. Então é um avanço, porque o programa reconhece que, ao realizar ações de mitigação dos impactos das mudanças climáticas, os agricultores estão contribuindo para a melhoria da quantidade e da qualidade da água para toda a sociedade”, explica a coordenadora regional de Meio Ambiente da Emater-MG em Passos, Alice Soares.

Em parceria com a Copasa, a Emater também está desenvolvendo o programa Pró Mananciais em Capitólio, Cássia, Carmo do Rio Claro e Itaú de Minas. O objetivo desse projeto é manter as Áreas de Preservação Permanentes (APPs).

Responsabilidade de todos

A crise hídrica traz impactos diretos para quem depende do Lago de Furnas, mas também é prejudicial a todos os brasileiros. Por isso, é tão importante que haja uma colaboração coletiva no consumo consciente de água e na adesão aos programas de preservação dos mananciais.

A crise hídrica confirma os prognósticos do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC). O estudo afirma que, com as mudanças climáticas, eventos extremos vão se tornar mais frequentes e intensos em todo o mundo. “A previsão é de pouca chuva até novembro. Se agora já estamos com o reservatório tão baixo, imagina daqui a alguns meses. Então o cenário é muito preocupante”, lamenta Fausto Costa, secretário-executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago).

Postagens Recentes

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

23 horas atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

23 horas atrás

Alysson Paolinelli: últimas despedidas acontecem em Belo Horizonte

Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais

4 dias atrás

Brasileiro vence o World Barista Championship com café do Sul de Minas

Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais

6 dias atrás

Os números das exportações do agronegócio mineiro entre Janeiro e Maio

Houve registro de queda nas exportações Ler Mais

6 dias atrás

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil

Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!