O 22º Encontro Sul-Mineiro de Cafeicultores, organizado pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura da Universidade Federal de Lavras (Necaf/UFLA), reuniu cerca de 800 pessoas da região. Com estações de campo sobre insumos, cultivares, mercado, manejo e qualidade de cafés, participaram produtores, estudantes e técnicos do setor.
Para o cafeicultor Joaquim Alves Sobrinho, de Perdões, a atualização é fundamental para melhorar sempre a produção. “Com o café, você aprende a cada dia, sempre tem novidade, ainda mais como está o clima. Sem o auxílio da UFLA, Emater, Epamig e dos agrônomos para darem uma força para a gente, fica difícil. Se não for isso, a gente não produz e sai da atividade”, comentou o produtor.
Professor da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA), Rubens José Guimarães explica que poder voltar à extensão é ter contato direto com os cafeicultores. “As dúvidas dos cafeicultores nos ajudam a elaborar nossos temas de pesquisas e, a partir daí as informações que a gente adquire auxilia esses cafeicultores a tomarem a decisão mais próxima do correto em suas lavouras”, finaliza.
O evento contou com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais