Os primeiros alunos que visitaram o Parque de Exposições José Tavares, nesta Expoagro, foram os estudantes das escolas municipais Antônio Castro Pinto, do Goiabal, e Araripe Júnior, de Brejaubinha, distritos de Governador Valadares no Vale do Rio Doce.
O projeto Agropecuária na Escola tem o objetivo de potencializar as atividades desenvolvidas nos territórios rurais, por meio de conhecimento da comunidade em torno da escola e da valorização da cultura local. O primeiro dia contou com a contação de histórias, passeio na fazendinha da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), diversão no parque e até premiação.
Para Marcelo Teixeira, presidente da União Ruralista, a Agropecuária na Escola é um projeto que incentiva o conhecimento e respeito ao campo. “Esse projeto é muito especial onde à gente traz as crianças o que o produtor rural faz da porteira para dentro. Vamos receber ao longo dessas duas semanas em torno de 500 crianças”, disse.
O secretário da Secretaria Municipal de Educação, José Geraldo Lemos Prata, falou sobre as famílias que vivem da produção rural e necessidade de capacitação no campo. “Tem muitos pais de alunos que trabalham em uma fazenda e aqui os alunos conhecem um pouco do processo de produção daquele alimento. O produtor rural é quem move o Brasil”, afirmou.
O prefeito André Merlo é produtor rural e destacou que é preciso produzir com sustentabilidade. “O objetivo é mostrar que o produtor rural pode produzir com sustentabilidade, a importância da agropecuária e os empregos produzidos no campo. Temos este projeto desde 2010 e tenho muito orgulho dele”, revelou.
A Agropecuária na Escola é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (SMED) em parceria com a SEMA, Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, Sicoob, União Ruralista e Sindicato Rural.
A novidade deste ano está no concurso promovido pela Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce. Com o tema: “A importância do leite na alimentação”, os alunos gravaram vídeos de 15 a 30 segundos em formato do aplicativo TikTok ou do Instagram (Reels), que foram enviados até o dia 24 de junho. Cada escola terá três alunos premiados que serão escolhidos por colaboradores da Cooperativa e convidados. As crianças premiadas recebem medalha e produtos da Cooperativa.
5/7: Escola Vicente Petronilho e extensão Bernardo e Escola Dom Bosco
6/7: Escola Waldemar Nadil Krenak e Escola Vereador Milton Cunha
7/7: Escola Bárbara Heliodora e Escola Monteiro Lobato
8/7 – Escola Realina Adelina Costa e CMEI Maria Souto
O evento está acontecendo em Governador Valadares e movimenta toda a economia da região. Criadores de raças de várias partes do país estão com estandes e novidades na exposição. Além disso, empresas aproveitam para apresentar implementos e insumos que otimizam a produção rural. O evento vai até dia 10 deste mês.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais