Com a trégua dada pelas chuvas, as estradas rurais de Muriaé que foram severamente afetadas, estão passando por recuperação. Na zona rural, uma das equipes das Secretaria Municipal de Agricultura vem trabalhando para melhorar as condições da estrada que liga a rodovia BR-116 (próximo a Itamuri) até a comunidade de Santo Antônio do Glória. A cidade de Muriaé foi atingida pelos temporais. Alagamentos foram registrados no município.
O serviço que acontece no local consiste na eliminação de pontos de atoleiro, elevação do piso em pontos onde a estrada era mais baixa que as várzeas, desentupimento de bueiros e escarificação do solo para facilitar a acomodação das pedras utilizadas.
“O resultado é que, após a compactação, a estrada ficará com uma situação semelhante a uma rua de calçamento poliédrico, o popular ‘pé-de-moleque’”, informa o encarregado responsável pela obra, Amary Guarçoni.
De acordo com ele, o trabalho está com aproximadamente 80% do total já concluído e deve ser finalizado até o início da próxima semana.
Embora a estrada esteja dentro do território de Muriaé, a comunidade de Santo Antônio do Glória pertence ao município de Vieiras. Assim, foi necessário haver acordo legal entre as duas prefeituras para viabilizar a realização do serviço. Desta forma, um acordo entre a Prefeitura de Muriaé e o município de Vieiras possibilitou a restruturação das estradas. De acordo com o executivo, ficou acertado que Muriaé forneceria o material a ser utilizado, enquanto Vieiras ficaria responsável por ceder o maquinário, como caminhões, rolo compressor e retroescavadeira.
O município de Muriaé é constituído de extensa malha rural e boa parte da economia da cidade gira em torno do agronegócio. As estradas de chão possuem em média 3.000 quilômetros. São inúmeras fazendas, sítios, chácaras e existe grande quantitativo de moradores residindo nestes locais – comunidades e distritos.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais