Algumas cidades da Zona da Mata tem sido castigadas pelas chuvas nas últimas semanas, como Muriaé e Leopoldina. Isso tem afetado os acessos às áreas urbanas e consequentemente o escoamento dos produtores rurais. Em Muriaé, a prefeitura montou uma força-tarefa e iniciou intervenções emergenciais nos trechos mais críticos das estradas rurais da cidade. A medida foi tomada em virtude das fortes chuvas que vem atingindo a cidade. Segundo informações do Executivo, servidores das secretarias Municipais de Obras e Agricultura foram encaminhados para trabalhar com maquinários nas vias dos distritos e comunidades que foram mais afetados durante o período chuvoso. Ano passado a cidade chegou a decretar estado de calamidade em virtude dos grandes volumes de chuva.
As equipes estão colocando material de forragem, retirando os excessos de terra provocados pelas quedas de barrancos e controlando desmoronamentos de encostas. A Prefeitura destaca que o objetivo dos reparos é facilitar a passagem de moradores, trabalhadores e estudantes, bem como o escoamento das produções agrícola e leiteira.
Ao longo desta semana, o serviço foi concentrado em Barão do Monte Alto e localidades próximas aos distritos de Bom Jesus (Carioca e Palestina), Belisário, Macuco, perímetro entre São Fernando e Siriquite, vias de Bom Jardim, BR-116 (Santa Rosa), Via Parque, Sossego, rompimentos de bueiros no Córrego da Laje, Inhambú e canalização para as proximidades da Ponte da Barata (São João do Glória).
“Estamos priorizando as áreas mais afetadas pelas chuvas. O serviço é imprescindível para manter o trânsito nas vias de terra, permitindo que famílias não fiquem isoladas, sem conseguir chegar à cidade. Muitas vezes, surgem situações emergenciais onde é preciso levar algum familiar ou vizinho ao hospital ou acionar a um veterinário para cuidar de animais que se machucam nas tempestades e, até mesmo, viabilizar o transporte de mercadorias, que é a única forma de garantir a economia rural”, explicou o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Levati.
O período do ano tem sido crítico para os agricultores. Tanto para as suas plantações, quanto para o escoamento de produção.
Os próximos serviços agendados são estradas de Bom Jardim, Macuquinho, Itamurí/F2, região do Capoeirão, Cachoeira de São João do Glória, Capetinga e Clube dos Bancários.
Em Leopoldina as estradas rurais também passam por recuperação e manutenção. Nesta semana, foram iniciados os trabalhos na estrada rural que liga a região central da cidade ao distrito de Providência. O trecho está em processos de alargamento, ampliação e melhorias no escoamento de água.
“Estamos trabalhando com empenho na revitalização de nossas estradas rurais. Acredito que estamos no caminho certo para estabelecer um tráfego com um fluxo eficaz e de qualidade para a população que tanto precisa destes trechos que ligam Leopoldina aos distritos.”, ressaltou o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais