Agricultura

Estradas rurais recebem manutenção após fortes chuva na Zona da Mata

Publicado por
Vivia de Lima

Algumas cidades da Zona da Mata tem sido castigadas pelas chuvas nas últimas semanas, como Muriaé e Leopoldina. Isso tem afetado os acessos às áreas urbanas e consequentemente o escoamento dos produtores rurais. Em Muriaé, a prefeitura montou uma força-tarefa e iniciou intervenções emergenciais nos trechos mais críticos das estradas rurais da cidade. A medida foi tomada em virtude das fortes chuvas que vem atingindo a cidade.  Segundo informações do Executivo, servidores das secretarias Municipais de Obras e Agricultura foram encaminhados para trabalhar com maquinários nas vias dos distritos e comunidades que foram mais afetados durante o período chuvoso. Ano passado a cidade chegou a decretar estado de calamidade em virtude dos grandes volumes de chuva.

As equipes estão colocando material de forragem, retirando os excessos de terra provocados pelas quedas de barrancos e controlando desmoronamentos de encostas. A Prefeitura destaca que o objetivo dos reparos é facilitar a passagem de moradores, trabalhadores e estudantes, bem como o escoamento das produções agrícola e leiteira.

Ao longo desta semana, o serviço foi concentrado em Barão do Monte Alto e localidades próximas aos distritos de Bom Jesus (Carioca e Palestina), Belisário, Macuco, perímetro entre São Fernando e Siriquite, vias de Bom Jardim, BR-116 (Santa Rosa), Via Parque, Sossego, rompimentos de bueiros no Córrego da Laje, Inhambú e canalização para as proximidades da Ponte da Barata (São João do Glória).

“Estamos priorizando as áreas mais afetadas pelas chuvas. O serviço é imprescindível para manter o trânsito nas vias de terra, permitindo que famílias não fiquem isoladas, sem conseguir chegar à cidade. Muitas vezes, surgem situações emergenciais onde é preciso levar algum familiar ou vizinho ao hospital ou acionar a um veterinário para cuidar de animais que se machucam nas tempestades e, até mesmo, viabilizar o transporte de mercadorias, que é a única forma de garantir a economia rural”, explicou o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Levati.

O período do ano tem sido crítico para os agricultores. Tanto para as suas plantações, quanto para o escoamento de produção.

Agendados

Os próximos serviços agendados são estradas de Bom Jardim, Macuquinho, Itamurí/F2, região do Capoeirão, Cachoeira de São João do Glória, Capetinga e Clube dos Bancários.

Recuperação em Leopoldina

Em Leopoldina as estradas rurais também passam por recuperação e manutenção. Nesta semana, foram iniciados os trabalhos na estrada rural que liga a região central da cidade ao distrito de Providência. O trecho está em processos de alargamento, ampliação e melhorias no escoamento de água.

“Estamos trabalhando com empenho na revitalização de nossas estradas rurais. Acredito que estamos no caminho certo para estabelecer um tráfego com um fluxo eficaz e de qualidade para a população que tanto precisa destes trechos que ligam Leopoldina aos distritos.”, ressaltou o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz.

Postagens Recentes

Cooperativa se destaca no Anuário 2023 do cooperativismo mineiro

A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais

6 dias atrás

Rapdinhas do agro: como estão as exportações de café, segundo o Cecafé

O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais

6 dias atrás

Disponibilizados alguns recursos do Funcafé para o produtor rural

Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais

6 dias atrás

Café é líder nas exportações do agronegócio mineiro

Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais

2 meses atrás

Andamento da colheita de café no Brasil

Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!