As visitas e fiscalização a estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Juiz de Fora foram retomadas. Desde fevereiro, mais de 30 estabelecimentos foram visitados pela secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Fabiola Paulino da Silva. Atualmente, aproximadamente 55 empreendimentos, entre eles, laticínios, apiários, entrepostos de ovos, fábrica de conservas cárneas, entre outros, têm o registro de inspeção municipal emitido pela Prefeitura por meio da Supervisão de Inspeção e Agroindústria (Seapa/SIAG).
Segundo a Prefeitura, as visitas são oportunidades para conhecer mais sobre a produção agroindustrial da cidade, entender as demandas e a realidade de cada estabelecimento. As vistorias também foram retomadas. O objetivo é inspecionar 100% dos cadastros ativos no município até o 2º semestre de 2022.
A inspeção é obrigatória para todos os estabelecimentos onde são processados alimentos de origem animal como carne, leite, ovos, pescados, mel e todos os derivados comestíveis destes produtos. A fiscalização é feita sob o ponto de vista industrial e sanitário. O SIM também é para assegurar a qualidade de produção e manipulação dos produtos, propiciando confiabilidade aos consumidores. Os interessados no título de registro de inspeção municipal podem solicitar o serviço através da plataforma Prefeitura Ágil. Os alimentos de origem animal inspecionados portam em suas embalagens o selo oficial da inspeção municipal de Juiz de Fora, permitindo seu reconhecimento pelos consumidores e fiscais do comércio como produto de origem controlada e, com isso, podem circular livremente no comércio municipal.
A Cooxupé conquistou o primeiro lugar entre as cooperativas do ramo agropecuário no Anuário 2023 Ler Mais
O Brasil exportou 2,991 milhões de sacas de 60 quilos de café em julho Ler Mais
Inscrições podem ser feitas online Ler Mais
Veja o quanto já foi disponibilizado pelo Funcafé aos cafeicultores Ler Mais
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais