Agricultura

Exportações do agro em Minas crescem 20% e atingem valor recorde

Publicado por
Ricardo Miranda

As exportações do agronegócio em Minas bateram recorde em 2021. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Seapa, as vendas de produtos do agro mineiro para o exterior atingiram US$ 10,5 bilhões em 2021, o melhor resultado para a série histórica, que começou em 1997. Dos 28 grupos que fazem parte da pauta exportadora do agro no estado, em 93% houve crescimento nas exportações.

Apesar da queda do volume embarcado, alta dos preços puxou crescimento do setor. (Foto: Mapa)

Na comparação com 2020, no ano passado o valor das exportações do agro cresceu 20,23%, apesar da queda no volume embarcado. Os dados da Seapa mostram que o volume enviado para o exterior totalizou 12,5 milhões de toneladas. A ampliação da receita, mesmo com a queda no volume, é explicada pela alta da cotação dos produtos exportados. A tonelada foi negociada por cerca de US$ 841,18.

O agronegócio mineiro foi responsável por 27,5% do total de exportações de Minas em 2021. “Neste momento de retomada das atividades em nosso estado, é um sinal de que o setor produtivo é capaz de contribuir muito para o nosso desenvolvimento”, afirmou Ana Valentini, secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Principais mercados

China continua sendo maior parceiro comercial do agro mineiro. (Foto: AEN PR)

Os produtos exportados pelo agronegócio mineiro chegaram a 176 países. O principal parceiro comercial do estado continua sendo a China, responsável por US$ 2,76 bilhões das exportações. Em seguida aparecem Estados Unidos (US$1,2 bilhão), Alemanha (US$ 927 milhões), Itália (US$ 507 milhões) e Japão (US$ 473 milhões). Este grupo responde por 55,1% das vendas externas do setor.

Segundo a secretaria, o crescimento da demanda mundial de alimentos e o acesso a novos mercados estão entre os fatores que explicam o bom desempenho das exportações do setor. “Minas Gerais tem acompanhado esse movimento. Desde o início desta gestão, estamos trabalhando em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) na realização de eventos para diversificação e a divulgação dos produtos exportados. Ainda que a exportação de certos segmentos seja pequena, como é o caso de lácteos, o seu crescimento já mostra uma tendência e novas possibilidades”, finaliza Ana Valentini.

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