A Companhia Chérifien des Phosphates (OCP), uma empresa estatal do Marrocos voltada para a produção de fosfato, sinalizou a intenção de, em breve, abrir uma unidade produtora no Brasil. O anúncio foi feito durante uma visita do Ministro da Agricultura, Marcos Montes, ao país africano.
De acordo com o Ministério da Agricultura, em 2021 o Brasil importou mais de US$ 1,6 bilhão em fertilizantes do Marrocos. O país é o segundo maior produtor mundial de fertilizantes fosfatados e a OCP é responsável por 31% da produção mundial de produtos de fosfato, sendo atualmente a maior fornecedora de fósforo para o Brasil.
Mostafa Terrab, CEO da companhia estatal marroquina confirmou ao Ministro Marcos Montes que a empresa tem a intenção de construir uma usina no Brasil. Segundo o Mapa, a instalação da unidade vai reforçar o protagonismo do Brasil na produção mundial de alimentos. “Temos essa responsabilidade conjunta, tanto essa empresa, que é detentora da maior reserva de fosfato do mundo, como o Brasil, que tem uma extensão de terra e tecnologia científica forte para produzir alimentos para o mundo”, afirma o Ministro.
Durante a visita do Ministro Marcos Montes ao Marrocos, também foi discutida a parceria científica entre a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e a Universidade Politécnica Mohammed VI (UM6P), visando a aplicação de tecnologias agrícolas de bioinsumos para complementar o uso de fertilizantes tradicionais.
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais
Plano Safra: governo anuncia previsão de R$ 364,2 bilhões para produtores rurais Ler Mais
Morre aos 89 anos Otto Vilas Boas Ler Mais