Neste sábado (05) centenas de pessoas passaram pela Praça do Santuário, em Divinópolis, na região Centro-Oeste, para participar da mais uma edição da Feira Essência Gastronômica Prato da Casa. O evento é um estímulo à agricultura familiar e contou com atrações culturais e gastronômicas.
Em um dia ensolarado e de muito calor na cidade, a barraquinha de sucos naturais do produtor rural Márcio Melo fez sucesso. Ele e a esposa moram na comunidade do Buritis, zona rural de Divinópolis, onde plantam, colhem e processam diferentes tipos de frutas. “A gente já trabalhava com produção de frutas há muitos anos. E percebemos a necessidade de diversificar a modernizar nosso produto, por isso começamos a fabricar polpa de frutas. E, além disso, participamos de alguns eventos oferecendo os sucos naturais das frutas que colhemos na propriedade”, comenta o agricultor.
A Feira Gastronômica estava suspensa por conta da pandemia, e nesse retorno contou com 15 expositores apresentando diferentes tipos de produtos. Além dos sucos de frutas, o público pode experimentar o feijão tropeiro e arroz de carreteiro produzido por uma comitiva de Divinópolis, além de churrasco na parrilha, queijos, doces, chopp artesanal e cachaça mineira.
Todos os expositores da feira estão envolvidos de alguma forma com a agricultura familiar da região Centro-Oeste. A proposta da feira é ser uma vitrine, aproximando os consumidores e os produtores. “A ideia é ser um incentivo a esse setor, estimulando negócios e mostrando o que há de melhor na produção familiar da região. As pessoas podem degustar os produtos aqui na praça e também levar para casa”, destaca Gustavo Bicalho, organizador da feira.
Túlio Cunha tem uma loja especializada em queijos artesanais, a maioria produzida na região da Serra da Canastra. Ele já participou das outras edições da feira e sempre consegue boas vendas. “É muito bom porque as pessoas que não conhecem a nossa loja podem ver o que a gente tem a oferecer”, comenta o comerciante.
Além de apresentar o melhor da gastronomia, a feira contou com atrações culturais e artísticas. A programação incluiu apresentação dos palhaços Pimpão e Fumaça e ainda shows artísticos.
A organização já marcou as próximas duas edições da feira este ano. O evento volta à Praça do Santuário, no centro de Divinópolis, nos sábados dias 20 de novembro e 11 de dezembro, sempre de 10h às 18h. A entrada é gratuita.
Café é líder das exportações do agronegócio mineiro Ler Mais
Como estão os números da colheita de café, segundo consultoria Ler Mais
Engenheiro agrônomo, ex-ministro e pioneiro no agronegócio: velório de Alysson Paolinelli acontece nesta sexta-feira, em… Ler Mais
Conheça o campeão do concurso que elegeu o melhor barista do mundo Ler Mais
Houve registro de queda nas exportações Ler Mais
Varejo registra aumento das vendas de café no Brasil, acompanhe como foram as altas Ler Mais